Perguntas Frequentes

1 – Qual a melhor época para semear?

A germinação de sementes de Piri-Piri requer uma temperatura entre os 21 e os 32ºC. Se não tiver uma estufa para germinação ou um sitio com estas temperaturas médias terá de esperar até Março – Abril para semear.

2 – Que terra devo usar?

Qualquer terra pode servir para germinação desde que tenha uma boa drenagem e um PH entre 6 e 7. O ideal será usar turfa ou terra própria para germinação. A turfa poderá também servir posteriormente para os vasos.

3 – Como semear?

Pode-se usar tabuleiros em alvéolos ou copos de plástico de 20cl. Basta colocar a terra e abrir um buraco para colocar a semente com 1 a 1,5cm de profundidade. De seguida é só tapar com um pouco mais de terra.

4 – Como regar?

As sementes não querem ficar “encharcadas”. O melhor é usar um pulverizador e manter a terra humedecida.

5 – Quando começam a germinar as sementes?

Após 5 a 21 dias consoante a variedade de semente e a as condições de calor irão surgir os brotos. Em alguns casos a germinação poderá levar até 35 dias. Após esse período será dificl a germinação ocorrer em boas condições.

6 – Como e quando fazer o transplante?

O transplante poderá ser feito para a terra ou para os vasos. O mínimo aconselhado são vasos de 10L o ideal será de 25-30L.
As plantas poderão atingir entre 80cm a 2m dependendo da variedade. Quantos maior o vaso melhor será o crescimento.
No caso de estarem em copos de 20cl não será necessário fazer repicagem. Nos tabuleiros ao fim do broto atingir os 5-6cm será necessário passar para um recipiente maior (copo de 20cl). Os brotos nascem sempre com duas folhas, depois na fase de crescimento passam a chamar-se “mudas”. Quando as mudas abrirem 6 folhas definitivas (as duas primeiras do broto não contam), estão prontas para o transplante.

7 – Que cuidados a ter?

A Adubação poderá ser feita com um adubo composto de NPK 10-10-10 na primeira fase. Depois do crescimento completo pode-se usar um adubo NPK 18-18-18. Nunca colocar o adubo junto ao pé da planta e sempre em pouca quantidade. 1 vez por semana pouco granulado é ideal. Depois é uma questão de “feeling” ou se põe um pouco mais ou não se põem nenhum. Isso também depende dos nutrientes que ja existem no solo.
A rega em demasia não é bom para as raízes até Junho. Portanto se o solo estiver húmido não é necessário meter mais água. No Verão sim, regar bem. Se elas apresentarem as folhas murchas é falta de água.
Por vezes existe a necessidade de colocar uma estaca para atar e segurar a planta
Limpar sempre as ervas daninhas que vão aparecendo.
Para mais informações contacte-nos através do e-mail ou da nossa página do Facebook.